Uniformes Para Trabalho Faz Ex-camelô Ter Sucesso Na Vida
28 de março de 2018
Jovem Empreendedora Faz Sucesso com Presentes Personalizados e Criativos
31 de março de 2018
Exibir tudo

Foto/Reprodução

Força de vontade e disposição para trabalhar sempre foram características marcantes na vida de Gildete Rodrigues. Ela já trabalhou como vendedora, montou um mercadinho e até fez parte de um famoso buffet da cidade. Foi há onze anos, quando sua filha nasceu, que Gildete decidiu vender salgados congelados na porta de casa.

“Vendia vinte salgados por dez reais. As pessoas fritavam em suas próprias casas”, lembra. O negócio fez tanto sucesso que os vizinhos e amigos começaram a encomendar cada vez mais. Foi aí que surgiu o Cerimonial Delícias da Gil, que funciona na própria casa de Gildete, no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

“Comecei a investir, fazendo bandejinhas de salgados. Depois montei uma equipe de decoração, coloquei garçom, recepcionista e fritadeira”, conta. “Meu marido ficou desempregado e essa e tornou a única renda da família. Ele começou a me ajudar e hoje fazemos bolos, doces e salgados, juntos”, acrescenta.

Há cinco meses, Gildete fez o que mais de 439 mil trabalhadores baianos fizeram nos nove últimos anos: ela procurou o Sebrae para se formalizar como microempreendedora individual (MEI). “Meu objetivo agora é ter um ponto fixo só para trabalho, separado da minha residência”, diz.

Ao se formalizar, Gildete também pode agora emitir nota fiscal, participar de licitações públicas, fazer vendas por meio de máquinas de cartão de crédito, comprar matéria-prima com descontos e ter acesso mais fácil a empréstimos para melhorar ainda mais os serviços.

“Assim que completar seis meses de formalização, quero pegar um empréstimo e investir na minha empresa. Tenho clientes em todos os bairros de Salvador e faço um trabalho manual ainda. Preciso comprar um maquinário”, avalia.

Gildete participou de um curso voltado para o setor de panificação e confeitaria, promovido pelo Sebrae Bahia, durante a Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, que ocorreu em outubro, no Hotel Fiesta. “Amo meu trabalho e é uma coisa que eu não abro mão de fazer. Quero participar de ainda mais cursos no próximo ano”, destaca.

Oportunidades

Segundo a gestora dos projetos de Panificação e Massas Alimentícias do Sebrae Bahia em Salvador e Região Metropolitana, Melissa Rocha, o Projeto Encadeamento Produtivo, em parceria com a M. Dias Branco, foi o único segmento, no Sebrae/BA a dar oportunidade ao MEI de ser atendido por um projeto coletivo.

“O projeto teve uma agenda intensa de ações, com cursos, oficinas, palestras, seminários e consultorias que agregaram valor e conhecimento para os empresários”, destacou a gestora. Segundo ela, as ações coletivas aumentaram as chances dos empresários criarem relacionamento e fazerem network.

Entre as intervenções individuais, os empreendedores receberam consultorias de indicadores para acompanhar a situação em que se encontravam suas empresas e mensurar se houve alguma evolução. Além disso, receberam consultoria de finanças, gestão da produção e qualidade, e puderam trabalhar boas práticas de fabricação.

“O público MEI que tiver interesse em aderir ao projeto receberá as mesmas ações que os clientes de microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP) recebem. Não fazemos diferenciação”, ressaltou Melissa, garantindo a continuidade do projeto para o ano de 2018.

 

Fonte: Agência SEBRAE de Notícias

Cia Magistral
Cia Magistral
Criado em 1989, o curso conta com técnicas próprias, desenvolvidas pela fundadora da empresa, Isolene Niedermeyer, e ensina de maneira prática e eficaz, os seus alunos a fabricar lindas lingeries com a qualidade que o mercado exige. Mesmo se o aluno nunca costurou é possível aprender. Desde a sua criação, o Curso de Confecção de Lingeries Cia. Magistral já formou mais de 300 mil alunos em todo o Brasil e continua contribuindo com uma formação plena e profissional contribuindo para o crescimento individual de cada profissional e a realização dos seus sonhos.
//]]>